Introdução ao Campo Minado

Tabuleiro em branco do Campo Minado

Você vê esse misterioso tabuleiro cheio de pequenos quadrados e dígitos, e se pergunta: O que é esse jogo? O que devo fazer? Como jogar? Este artigo irá responder a essas perguntas e te explicar tudo em detalhes.

Para começar o jogo, a primeira coisa que você deve fazer é clicar em qualquer lugar no tabuleiro do jogo com o botão esquerdo do mouse. Então, com base nos números que aparecerem, você tem que descobrir onde estão as minas e marcar o suposto local das minas com uma bandeira, e descobrir mais números para encontrar ainda mais minas. Com essa pequena introdução em mente, vamos mostrar-lhe na prática como ganhar um jogo de Campo Minado.

Tutorial: como jogar Campo Minado?

Tutorial para iniciantes do Campo Minado, etapa 1

Assim é como um jogo de Campo Minado começa: um tabuleiro com vários quadrados. Chamamos esses quadrados de "campos". Inicialmente, cada campo está coberto. Podemos descobrir os campos ao clicar com o botão esquerdo do mouse. Se o campo descoberto tiver uma mina, a mina explode e o jogo termina. Felizmente, o primeiro campo que o jogador escolhe nunca esconde uma mina. Para a sua primeira jogada, você pode escolher qualquer campo que desejar. Desta vez, o jogador escolheu o campo no meio: o jogador inicia o jogo clicando com o botão esquerdo do mouse no campo circulado em azul.

Tutorial para iniciantes do Campo Minado, etapa 2

O primeiro movimento abriu uma grande área no tabuleiro. Vemos muitos campos vazios bem no meio do tabuleiro e dois trechos de campos cobertos cercados por números: uma parte à esquerda e outra à direita. Graças a esses números, podemos deduzir quais campos cobertos contêm minas. Por exemplo, vamos considerar o campo circulado em vermelho marcado com o número 1, o que significa que existe precisamente uma mina em algum lugar ao redor daquele mesmo campo. Existem oito campos em torno dele no total. Sete deles já foram descobertos: os três à esquerda estão vazios, assim como o de baixo. O campo à direita tem o número 2, e dois campos têm o número 1: um acima e um no canto inferior direito do 1 que está circulado em vermelho. Uma vez que esses campos são descobertos, eles não podem conter minas. O único campo ainda coberto é o do canto superior direito, circulado em azul. Há apenas uma mina em torno do 1 em um círculo vermelho e apenas um lugar para a mina: o campo circulado em azul. Portanto, o jogador pode marcar este campo com uma bandeira, ao clicar no botão direito do mouse.

Tutorial para iniciantes do Campo Minado, etapa 3

Agora que a primeira mina foi encontrada e a primeira bandeira foi colocada, vamos poder analisar essas descobertas para encontrar campos próximos que não possuem nenhuma mina. Vamos analisar o campo circulado em vermelho. Este campo tem 1 nele. Seis campos descobertos o tocam: três campos vazios à esquerda, um 1 na parte inferior e dois com o número 2: um na parte superior e outro na parte inferior direita. Além disso, dois campos cobertos tocam o número 1 com um círculo vermelho: um à direita, marcado com uma bandeira, e outro no canto superior direito, circulado em azul. O raciocínio é o seguinte: há apenas uma mina próxima ao campo com o círculo vermelho e já foi sinalizada à direita. Como resultado, as minas não podem ser encontradas nos campos ao redor que restaram. O campo com um círculo azul é o único que ainda está coberto. O jogador pode clicar nele com o botão esquerdo pois não irá haver nenhuma mina.

Tutorial para iniciantes do Campo Minado, etapa 4

Agora o jogador pode repetir o movimento que fez na segunda etapa. Dê uma olhada nos dois campos com círculos vermelhos. Ambos marcados com o número 1. Ambos os campos têm apenas um campo coberto vizinho, circulado em azul. Portanto, os dois campos marcados com círculos azuis devem conter minas. O jogador deve marcá-los com bandeiras clicando com o botão direito do mouse.

Tutorial para iniciantes do Campo Minado, etapa 5

Depois de colocar as bandeiras no local onde as minas estão, o jogador pode buscar aqueles campos que estão livres de bombas. Repare nos dois campos marcados com círculos vermelhos. Cada campo tem número 1, e cada um já tem uma bandeira na área vizinha. Além disso, cada um tem exatamente um campo coberto em sua área que ainda não foi sinalizado. Estes campos cobertos estão circulados em azul. Não há nenhuma mina nos campos circulados em azul, porque não há mais minas que possam estar ao lado dos campos com o número 1 marcados pelos círculos vermelhos. Como resultado, o jogador pode clicar com o botão esquerdo do mouse em ambos para revelá-los.

Tutorial para iniciantes do Campo Minado, etapa 6

Na etapa anterior, novos números foram descobertos. Um desses números é o 2 marcado com um círculo vermelho. Este 2 já tem duas minas ao seu redor: uma abaixo e outra no canto superior esquerdo. Portanto, não pode haver mais minas em torno deste campo com o número 2. Todos os campos cobertos restantes ao redor podem ser clicados com segurança. Existem quatro desses campos: três à direita e um acima do 2 circundado. O jogador pode clicar com o botão esquerdo do mouse em todos os quatro para abri-los.

Tutorial para iniciantes do Campo Minado, etapa 7

Um dos campos que foi descoberto na etapa anterior estava vazio. O jogo abriu assim, uma área maior de campos vazios e alguns campos com números. Agora ao analisar o campo com o número 2, circulado em vermelho. Por ser um 2, exatamente duas minas devem estar tocando este campo. E há precisamente dois campos cobertos vizinhos marcados com uma elipse azul. Esses dois campos cobertos possuem minas escondidas, e sendo assim, o jogador deve colocar bandeiras nestes campos usando o botão direito do mouse.

Tutorial para iniciantes do Campo Minado, etapa 8

Agora, ao analisar o lado direito do tabuleiro, existe uma mina ao lado do número 1, que está sendo circulado em vermelho – esse campo já foi marcado com uma bandeira na etapa anterior. Portanto, não pode haver mais minas perto deste campo com o número 1, inclusive no campo coberto circulado em azul. O jogador pode clicar com confiança neste campo para descobri-lo.

Tutorial para iniciantes do Campo Minado, etapa 9

O lado esquerdo do tabuleiro é muito mais complicado do que o lado direito. Já não está mais tão óbvio onde as minas estão escondidas. A situação deve ser analisada com atenção. Vamos considerar o número 1 circulado em roxo. Deve haver precisamente uma mina ao lado deste campo. Dois campos cobertos estão ao lado, marcados em verde. Portanto, sabemos que deve haver exatamente uma mina dentro da marcação em verde, mas precisamos saber qual dos dois campos realmente esconde a mina. Agora vamos considerar o número 1 no círculo azul. Já sabemos que existe uma mina dentro do verde. A marcação verde está inteiramente nas proximidades do 1 com um círculo azul, o que significa que outros campos cobertos ao redor do 1 de círculo azul não podem conter uma mina. Neste caso, o campo circulado em vermelho não pode conter uma mina. Mas por quê? Porque se isso acontecer, então o 1 do círculo azul tem duas minas vizinhas: uma em círculo vermelho e outra em elipse verde. Como a elipse verde, sem dúvida, contém uma mina, o círculo vermelho não esconde nenhuma mina. Por conta disso, o jogador pode clicar no campo circulado em vermelho com confiança para descobri-lo.

Tutorial para iniciantes do Campo Minado, etapa 10

Agora as coisas são muito mais claras. Podemos determinar rapidamente que os dois campos marcados com círculos verdes contêm minas. Por quê? Primeiramente por conta do campo com o número 2 circulado em azul. Apenas dois campos cobertos tocam este campo com o número 2, então esses campos devem conter minas. Em segundo lugar, por causa do campo com o número 3 circulado de vermelho. Este 3 já tem uma mina que foi sinalizada com a bandeira. Ele também tem dois campos cobertos adjacentes, que devem esconder as duas minas que estão faltando. Portanto, o jogador pode colocar bandeiras nos dois campos marcados com verde.

Tutorial para iniciantes do Campo Minado, etapa 11

Nesta etapa, há dois campos com números que já têm sinalizadores suficientes ao seu redor. Os campos com os números 1 e 2 circulados em vermelho. Todos os campos cobertos que tocam esses dois não escondem minas, então o jogador pode clicar neles com segurança. Sendo assim, o jogador pode clicar com o botão esquerdo do mouse em todos os campos circulados em azul.

Tutorial para iniciantes do Campo Minado, etapa 12

Ao analisar o campo com um círculo vermelho nesta próxima etapa. Existem duas minas em torno dele. Uma abaixo dele já foi encontrada e sinalizada. A outra está no único campo coberto restante circulado em azul. O jogador pode clicar neste campo com o botão direito do mouse.

Tutorial para iniciantes do Campo Minado, etapa 13

Ao analisar o campo com o número 1 circulado em vermelho. Ele já tem uma mina vizinha, então os outros campos circulados em azul podem ser descobertos com segurança.

Tutorial para iniciantes do Campo Minado, etapa 14

Repare que no contador acima está marcando "002", o que significa que duas minas ainda precisam ser encontradas no tabuleiro. Vamos encontrar as bombas restantes nesta etapa. Análise o campo com o número 1 e o 2 em círculos vermelhos. Ambos tocam apenas um campo coberto, e ambos estão indicando que deve haver mais uma mina por volta. Assim, as duas minas restantes estão escondidas nos círculos azuis.

Tutorial para iniciantes do Campo Minado, etapa 15

Todas as minas foram marcadas com as bandeiras, mas o jogo ainda não terminou. As regras para ganhar o jogo pedem que todos os campos que não contêm minas sejam descobertos. Na verdade, você não necessariamente precisa usar as bandeiras se preferir. Mas este é um desafio para os jogadores mais avançados. Neste tutorial, o jogador usou as bandeiras e, para vencer, basta clicar com o botão esquerdo do mouse nos dois campos cobertos restantes, marcados em azul.

Tutorial para iniciantes do Campo Minado, etapa 16

Repare no rostinho feliz amarelo acima do tabuleiro. Isso indica que o jogo acabou e o jogador venceu. Agora, olhe para o contador no canto superior direito do tabuleiro de jogo. Mostra o tempo decorrido. "231" significa que o jogador levou 231 segundos para terminar o jogo. Este não é um resultado particularmente bom, mas este é um tutorial para iniciantes, por isso não há nada para se preocupar.

Se preferir, você também pode assistir a um tutorial no YouTube:

Padrões

Você já aprendeu o básico. Você sabe como identificar onde as minas estão ou não escondidas. Mas todo esse pensamento lógico pode levar um tempo! Claro, quanto mais você pratica, mais rápido você fica. Mas existe uma maneira de jogar mais rapidamente?

Sim. Conforme você vai jogando, vai percebendo que existem padrões específicos de números que indicam onde as minas estão e não estão. Com o tempo e prática, você memoriza esses padrões e pode reconhecê-los cada vez mais rápido. Eventualmente, não há pensamento lógico envolvido. Você vê alguns números e sabe imediatamente onde estão as minas. Vejamos o exemplo mais direto: o "1 no canto".

O padrão '1 no canto', não marcado O padrão '1 no canto', marcado O padrão '1 no canto', resolvido

"1 no canto" é um padrão "óbvio" que foi usado no tutorial anterior. Veja a primeira imagem acima e tente identificar todos os campos com o número 1 que têm apenas um campo coberto ao seu redor. Eles estão marcados com círculos vermelhos na segunda imagem. Estes são os "1 nos cantos". Já sabemos que uma mina deve estar no único campo coberto disponível ao lado de cada um destes campos. A localização dessas minas é marcada com bombas na terceira imagem.

"1 no canto" é um padrão óbvio porque você o aprende muito rápido. Depois de aprender os movimentos básicos, você não vai precisar mais destes passos: procure pelos campos com o número 1, conte todos os campos cobertos disponíveis e veja se os números correspondem. Ao analisar o tabuleiro, logo você localiza todos os "1 nos cantos", e sabe que deve colocar bandeiras ao lado deles. É assim que os padrões funcionam.

O padrão mais popular, mas que é menos óbvio, é o padrão 1-2-1. Nesse padrão, há um campo com o número 1, um 2 e um 1, um ao lado do outro nessa ordem específica. Se você vir esse padrão, há duas minas ao lado dos campos com o número 1, nos cantos do número 2. Quaisquer bandeiras já colocadas perto desses números afetam o padrão e devem ser subtraídas antes de você decidir se esse é realmente o padrão 1-2-1 ou não. Às vezes você tem um 1 e um 2 e um 1, que não são um padrão 1-2-1, e muitas vezes, você tem números diferentes que constituem um padrão 1-2-1. Não é muito fácil de reconhecer, então vamos considerar alguns exemplos.

O padrão 1-2-1, exemplo 1, não marcado O padrão 1-2-1, exemplo 1, marcado O padrão 1-2-1, exemplo 1, resolvido

Consideremos um fragmento do quadro na primeira imagem. Este é um fragmento do tabuleiro logo após o movimento de abertura. Nesta abertura, podemos ver dois padrões 1-2-1, um orientado horizontalmente e outro orientado verticalmente. Esses padrões 1-2-1 estão circulados em vermelho na segunda imagem. Um jogador avançado olha para isso e imediatamente sabe onde estão as minas: há uma mina em cada um dos cantos cobertos dos 2, e não há mais minas tocando o padrão 1-2-1. Os locais das minas são mostrados com bombas na imagem à direita. Os quadrados onde não existem minas estão marcados com uma bomba riscada com um 'x'.

O padrão 1-2-1, exemplo 2, não marcado O padrão 1-2-1, exemplo 2, marcado O padrão 1-2-1, exemplo 2, resolvido

Às vezes, o primeiro clique abre uma área que pode ser frustrante para jogadores iniciantes. Um exemplo é mostrado acima, à esquerda. Não há "1 nos cantos", por isso não é tão fácil identificar onde as minas podem estar, sendo um jogador iniciante. Um jogador avançado reconhece imediatamente o padrão 1-2-1, circulado em vermelho na segunda imagem. Com este padrão, há sempre duas minas localizadas ao lado dos campos de número 1 ou nos cantos de número 2; não há mais minas que toquem nesse padrão. De acordo com a imagem à direita: o símbolo da mina mostra a localização das minas, e uma mina com um 'x' mostra onde as minas não estão. O jogador pode colocar bandeiras com segurança nos locais do primeiro símbolo e clicar com o botão esquerdo do mouse nos campos marcados com o último.

O padrão 1-2-1, exemplo 3, não marcado O padrão 1-2-1, exemplo 3, marcado O padrão 1-2-1, exemplo 3, resolvido

Aqui temos um padrão 1-2-1, embora os números sejam 2-2-2. Isso ocorre porque existem minas ao lado de ambos os campos externos com o número 2. Sempre que existe uma bandeira adjacente a um número, podemos subtrair 1 desse número e pensar nele como se tivesse um novo valor e a mina não existisse. Aqui, em vez de 2-2-2, a subtração renderiza 1-2-1 e as minas acima e abaixo do padrão "não existem". Como resultado, um jogador avançado sabe imediatamente que existem duas minas: uma à direita do 2 superior e outra à direita do 2 inferior; todos os outros campos cobertos que tocam o padrão estão livres de minas. Você pode analizar isso na última imagem: podemos sinalizar com uma bandeira duas minas (marcadas com bombas) e clicar com o botão esquerdo do mouse em três outros campos (marcados com bombas riscadas) porque não há minas lá.

O padrão 1-2-1, exemplo 4, não marcado O padrão 1-2-1, exemplo 4, marcado O padrão 1-2-1, exemplo 4, resolvido

Este é outro exemplo de um padrão 1-2-1 que mistura números diferentes depois de considerar as bandeiras existentes. Neste exemplo temos o 2-2-1, mas a bandeira acima do 2 muda para 1, sendo assim 1-2-1. Isso nos permite encontrar rapidamente duas minas e dois lugares que estão livres de minas.

O padrão 1-2-1, exemplo 5, não marcado O padrão 1-2-1, exemplo 5, marcado O padrão 1-2-1, exemplo 5, resolvido

Aqui vemos uma situação ainda mais complicada porque há duas bandeiras tocando um 3-3-1. Depois de contar essas duas bandeiras, o padrão é reduzido para 1-2-1. Ambas as bandeiras estão ao lado do 3 superior, portanto precisamos subtrair 2 deste 3. A bandeira inferior também está ao lado do 3 inferior, então subtraímos 1 deste 3. Assim, temos (3-2), (3-1) e 1 ⇒ 1-2-1. Isto indica que existem duas minas: uma direita do 3 superior e uma direita do 1 inferior. Os outros campos adjacentes ao padrão não escondem nenhuma mina.

O padrão 1-2-1, exemplo 6, não marcado O padrão 1-2-1, exemplo 6, marcado O padrão 1-2-1, exemplo 6, resolvido

Esta é uma situação mais simples e mais comum. Um 1-3-2 ao lado da borda do tabuleiro é reduzido a um 1-2-1 por uma bandeira vizinha.

O padrão 1-2-1, exemplo 7, não marcado O padrão 1-2-1, exemplo 7, marcado O padrão 1-2-1, exemplo 7, resolvido

Neste exemplo, vemos como uma única bandeira pode afetar todos os três números, alterando o padrão de um 2-3-2 para um 1-2-1.

O padrão 1-2-1, exemplo 8, não marcado O padrão 1-2-1, exemplo 8, marcado O padrão 1-2-1, exemplo 8, resolvido

Neste último exemplo do padrão 1-2-1, vemos três minas modificando um 2-3-3 em um 1-2-1. Como resultado, encontramos duas minas e três campos que não contêm minas.

E como temos a certeza de que isso está correto? Como sabemos que as minas estão nesses lugares em vez de em outros lugares em todos os exemplos acima? Usando o raciocínio lógico você pode descobrir isso. Vamos supor que haja uma mina ao lado do campo do meio com o número 2 (para referência, veja o primeiro exemplo vertical). Mas deve haver duas minas ao lado do 2. Onde está a segunda mina? Há um campo com o número 1 acima e logo abaixo o campo do meio com o número 2, e ambos já têm uma mina com bandeira. Assim, não é possível colocar uma mina no meio. As minas devem estar tocando as bordas dos números 1, acima e abaixo. Uma vez que esses campos com o número 1 só podem ter uma mina tocando eles, todos os outros campos em volta deles não contêm minas.

Existe outro padrão simples que são bons aprender: 1-2-2-1. Da mesma forma que 1-2-1, 1-2-2-1 pode ser resolvido usando a lógica. No entanto, a solução é ao contrário. Para 1-2-1, a solução é bomba-vazio-bomba, mas para 1-2-2-1, é vazio-bomba-bomba-vazio. Isso significa que para 1-2-1, há minas ao redor dos números 1, e para 1-2-2-1, há minas ao redor dos números 2.

O padrão 1-2-2-1, exemplo 1, não marcado O padrão 1-2-2-1, exemplo 1, marcado O padrão 1-2-2-1, exemplo 1, resolvido

Este é o padrão 1-2-2-1. Existem duas minas ao lado dos dois campos de número 2, mas outros lugares adjacentes ao padrão não têm minas.

O padrão 1-2-2-1, exemplo 2, não marcado O padrão 1-2-2-1, exemplo 2, marcado O padrão 1-2-2-1, exemplo 2, resolvido

Aqui, depois de considerar uma bandeira, existe um padrão 1-2-2-1. As minas estão acima dos dois campos de número 2, e os campos acima dos de número 1 não contêm nenhuma mina.

O padrão 1-2-2-1, exemplo 3, não marcado O padrão 1-2-2-1, exemplo 3, marcado O padrão 1-2-2-1, exemplo 3, resolvido

É uma situação semelhante. Uma bandeira reduz uma configuração 1-2-2-2 a um padrão 1-2-2-1.

O padrão 1-2-2-1, exemplo 4, não marcado O padrão 1-2-2-1, exemplo 4, marcado O padrão 1-2-2-1, exemplo 4, resolvido

No último exemplo, vemos uma bandeira que muda dois números: 2-3-2-1 muda para 1-2-2-1 porque a bandeira toca o número 2 e 3.

Existem muitos outros padrões, alguns deles populares, alguns deles raros, alguns muito úteis e alguns bastante inúteis. Se você quiser saber mais sobre os padrões do Campo Minado, você pode ler o Guia de Padrões no site do Authoritative Minesweeper ou o Guia de Estratégia no Minesweeper Wiki (em inglês).

Dicas e truques

Ok. Agora você sabe como usar lógica na hora de jogar Campo Minado. E você conhece alguns padrões para jogar rapidamente. Mas existe algum truque para jogar ainda mais rápido? A resposta é: sim.

Ponto de interrogação – desligar. Esse recurso estava no Campo Minado original, por isso é frequentemente mantido em versões mais recentes por motivos de compatibilidade. Porém, para aqueles jogadores experientes, é totalmente inútil. Clique com o botão direito do mouse para colocar a bandeira ou removê-la, nada mais.

Cliques simultâneos – até agora, falamos sobre usar o botão esquerdo do mouse em um campo coberto para abri-lo e usar o botão direito do mouse em um campo coberto para colocar uma bandeira. No entanto, existem outros cliques que você pode usar. Quando você clica com o botão esquerdo do mouse em um número já cercado pelo número correspondente de bandeiras (por exemplo, um 3 com 3 bandeiras ao lado dele), todos os campos cobertos ao redor serão então descobertos. Você pode usar essa jogada para abrir vários campos cobertos com um clique em vez de fazer vários cliques.

Jogando usando o teclado – também é possível jogar usando as duas mãos. Basta colocar o mouse sobre um campo coberto e pressionar a tecla Espaço para colocar/remover um sinalizador ou a teclada Enter para descobrir o campo. Ao pressionar Espaço ou Enter sobre um campo com um número, todos os campos cobertos adjacentes irão abrir, mas isso somente se as bandeiras já tiverem sido colocadas de acordo com o número deste campo.

Sem bandeiras – alguns jogadores preferem não usar nenhuma bandeira durante o jogo. Isso significa que esses jogadores fazem menos cliques durante o jogo, de modo que sua velocidade pode aumentar. Se isso resulta em um jogo mais rápido, não podemos afirmar, pois você irá precisa se lembrar dos lugares onde as minas estão, e você não pode clicar em números para abrir vários campos cobertos de uma só vez. Os jogadores mais avançados às vezes usam algumas bandeiras, onde possa ser útil, mas na maioria das vezes, eles não usam nenhumas bandeiras.

Modo supersônico – algumas cópias do Campo Minado permitem que o jogador jogue usando apenas um mouse, mas sem nenhum clique. Como isso pode ser possível? Ao passar o cursor do mouse sobre um campo coberto, uma bandeira é automaticamente colocada. Quando passar o mouse sobre um campo com um número, todos os campos cobertos ao redor são descobertos automaticamente, desde que o número de bandeiras ao redor do campo esteja de acordo com o número dentro do campo. Isso precisa a mesma quantidade de pensamento lógico quanto o jogo regular, mas torna o jogo muito mais ágil. Isso acontece porque em vez de clicar, você decide onde colocar as bandeiras e quais campos descobrir apenas movendo o mouse pela tela. Infelizmente, esse recurso não está disponível nesta versão do Campo Minado online. No entanto, você pode encontrá-lo em outras cópias deste jogo, por exemplo, em minesweeper.us.

Há mais uma dica importante especial para iniciantes que não está relacionada ao tempo de jogo. Ao cometer um erro, ao colocar uma bandeira em um lugar errado e, posteriormente, explodir uma mina e perder o jogo, o jogo mostra seu erro. A bandeira colocada incorretamente é marcada com um 'x' na mina. Muitas pessoas pensam que uma mina riscada com um 'x' é onde uma mina deveria estar. Veja o exemplo a seguir.

Um tabuleiro de Campo Minado com uma bandeira colocada incorretamente

O que aconteceu aqui? O jogador colocou corretamente três bandeiras ao longo da sequência vertical 2-3-2. Essas bandeiras ainda estão sendo mostradas como bandeiras. Porém, o jogador colocou uma bandeira acima do 2. Não havia nenhuma mina no campo sugerido (lembre-se do padrão 1-2-1), então a bandeira foi colocada incorretamente; agora está marcada com uma bomba riscada com 'x'. A bomba com um fundo vermelho à esquerda é o campo que o jogador descobriu e explodiu porque havia uma mina. Muitos jogadores pesam que há duas bombas tocando um 1: a bomba com um fundo vermelho e a bomba riscada. Esses jogadores acham que o jogo está errado porque há duas minas ao lado do número 1. Mas isso está errado; havia apenas uma mina ao lado do número 1, e o jogo funciona como deveria.

Ficar empacado

No Campo Minado tradicional, as minas são distribuídas aleatoriamente. Não há garantia de que você possa resolver o jogo usando apenas o pensamento lógico.

É assim que um jogador de Campo Minado fica empacado.

Muitos jogadores experientes são familiarizados com tais situações, que podem causar frustração, pesadelos recorrentes ou, às vezes, até casos leves de PTSD. Depois de um jogo longo cansativo como o do exemplo, o jogador quase resolveu um tabuleiro de Campo Minado na dificuldade Avançado dentro de um tempo considerado bom. E agora o jogador precisa adivinhar onde está a última mina para fazer a jogada final. Ambos os campos, circulados em vermelho, são igualmente propensos a esconder uma mina e, portanto, não importa as habilidades do jogador, o resultado do jogo é reduzido a sorte. Isso pode ser frustrante para jogadores menos experientes, para quem resolver a dificuldade do Avançado leva muito tempo e esforço. E então, no final, todo esse tempo e esforço são muitas vezes perdidos por conta de má sorte.

Isso pode não ocorrer, ocorrer apenas uma vez, ou ocorrer várias vezes durante um único jogo. É uma questão de azar ter que adivinhar durante um jogo, e quanto maior o tabuleiro, mais frequentemente isso acontece. Na dificuldade Avançado, um jogador pode ter que adivinhar quatro ou mais vezes. Se cada palpite for como o lançamento de uma moeda (o que nem sempre é, mas vamos manter as coisas simples), então as chances de resolver o jogo são inferiores a 10%, o que é menor do que as chances de obter cara quatro vezes seguidas. Dobrar o tamanho do tabuleiro dobra o número esperado de palpites. É por isso que grandes tabuleiros Campo Minado são incomuns. Seria muito frustrante jogar, porque vários palpites reduzem suas chances de ganhar a quase nada, independentemente de suas habilidades.

Existe uma maneira de resolver este problema? Sim. O problema de adivinhação está presente na maioria das cópias do Campo Minado, mas não na nossa. O modo "Pura lógica" está disponível em nossa versão do Campo Minado. Ao jogar neste modo, os tabuleiros gerados pelo jogo são sempre solucionáveis de forma determinística. Isso significa que você nunca precisa adivinhar onde estão as minas e pode resolver o jogo apenas por meio da lógica. Como isso é possível? Quando um novo tabuleiro é criado, o mecanismo do jogo verifica se ele pode ser resolvido sem adivinhar. Se for impossível, o jogo muda de tabuleiro, verifica-lo novamente e o ciclo se repete até que o jogo encontre um tabuleiro que possa ser resolvido sem adivinhação. Por padrão, o modo "Pura lógica" é selecionado, então você não precisa começar sua aventura com o Campo Minado preocupado em ficar preso. Além disso, é por causa desse modo que as dificuldades Super-Homem e Extraterrestre estão disponíveis em nosso jogo. Se você quer um tabuleiro realmente grande, também recomendamos o nível de dificuldade Divino em minesweeper.us.

Quão rápido outros jogadores jogam?

Se você é um jogador novo, pode estar se perguntando quais são os melhores tempos para cada dificuldade. Você pode se considerar bom se tiver no máximo 10 segundos na dificuldade Iniciante, 60 segundos na dificuldade Intermediário e 240 segundos na dificuldade Avançado. Você precisa de 6 segundos para Iniciante, 40 segundos para Intermediário e 100 segundos para Avançado para se considerar muito bom.

Aqui estão alguns vídeos que mostram como outras pessoas jogam. Deve-se notar que este ainda é um nível de jogador casual, não um nível profissional.

Na dificuldade Iniciante:

Na dificuldade Intermediário:

Na dificuldade Avançado:

Na dificuldade Super-Homem:

Na dificuldade Extraterrestre:

Os jogadores profissionais possuem os recordes mundiais: 1 segundo no nível Iniciante, 6 segundos no Intermediário e 27 segundos no Avançado. Para ser mais preciso, desde 2022, os melhores tempos são 0,49 segundos no nível Iniciante, 5,80 segundos no nível Intermediário e 26,59 segundos no nível Avançado.

Mais informações

Se você está interessado em aprender ainda mais sobre o Campo Minado, aqui você pode obter mais informações: